Front-end e Back-end entenda de uma vez por todas as diferenças

Front-end e Back-end entenda de uma vez por todas as diferenças

Quando as pessoas me perguntam com o que eu trabalho, eu digo que sou desenvolvedor front-end. Mas sempre tenho que explicar o que eu realmente faço, porque elas não sabem o que é front-end…

No post de hoje você entenderá de uma vez por todas o que significa os termos front-end e back-end.

Quando as pessoas me perguntam com o que eu trabalho, eu digo que sou desenvolvedor front-end. Mas sempre tenho que explicar o que eu realmente faço, porque elas não sabem o que é front-end.

Acredite, existem muitos colegas de universidade que fazem cursos de Tecnologia da Informação e que não fazem a mínima ideia do que é um front-end e o que é um back-end.

Esse artigo servirá, muito bem, para solucionar essas dúvidas. Então vamos lá?

Leia Também:

Aprenda criar imagens responsivas

Aprenda como o Google rankeia seu site

O que é Front-end e Back-end?

Tanto o front-end quanto o back-end fazem parte da programação.

O front-end de um sistema é a parte que você como usuário consegue enxegar e usar, em resumo é a aparência de um site, a cor, os detalhes, tudo isso é front-end. Você já viu o efeito de zoom nas imagens do Aprendiz Web? Isso foi feito pelo programador front-end.

O back-end de um sistema é a parte que você como usuário não consegue ver e nem usar. Mas ela é fundamental para a existência de um site ou sistema.

Questões sobre performance, persistência de dados, são atividades rotineiras de um programador back-end.

No mundo front-end existem 3 importantes tecnologias (HTML, CSS e Javascript).

  • Linguagem de Programação: Javascript
  • Linguagem de Marcação: HTML
  • Linguagem de Folhas de Estilo: CSS

As linguagens de programação back-end são: Ruby, Java, Python, PHP, Cobol, Fortran, dentre outras.

O que faz um programador front-end?

O desenvolvedor front-end trabalha geralmente com ferramentas comoHTML, CSS e Javascript.

html-css-js

São atribuições do desenvolvedor front-end criar a página bonitinha que você enxerga e usa quando acessa algum site ou sistema.

O desenvolvedor front-end deve focar sempre na experiência que o usuário terá ao acessar seu site ou sistema.

Nos dias atuais, com tecnologias como HTML 5, CSS 3 e Javascript é possível que um programador front-end desenvolva não apenas sistemas, mas também aplicativos mobile com ótima aparência e usabilidade.

O universo de habilidades do programador front-end é muito maior que apenas saber HTML, CSS e Javascript.

O desenvolvedor front-end acima da média conhece sobre SEO, frameworks (AngularJS, SASS, SLIM,…), estuda Experiência do Usuário, e uma pancada de coisas relacionadas a desenvolver aplicações bonitas, fáceis de usar e acessíveis.

Como faço para me tornar um front-end?

Se você se interessou e está se perguntando o que é necessário para se tornar um desenvolvedor front-end então se liga nas dicas a seguir.

Estude HTML5 e CSS3, com o domínio dessas duas linguagens você já deu um grande passo para se tornar um desenvolvedor front-end.

Recomendo o livro HTML5 e CSS3: Domine a web do futuro do Lucas Mazza, foi o livro que comecei e me abriu muito a mente.

Tenha em mente que você deve fazer aplicações bonitas, entenda que o seu cliente sempre irá comprar algo bonito e que seja fácil de usar.

Por isso estude UX Design, sugiro o livro da casa do códigoIntrodução e boas práticas em UX Design  e que leia os artigos doblog de AI.

Você deve estudar também SEO, para que seus sites, sistemas, aplicativos, sejam facilmente encontrados pelo google.

Recomendo que leia todos os posts do Aprendiz Web sobre SEO e depois assista a palestra SEO para Front-end

Aprenda Javascript, porque ele fará com que suas telas, sites fiquem interativos, mais elegantes e atrativos. Recomendo começar com o livroDominando Javascript com Jquery do Plínio Balduíno.

Guia do Front-end para Iniciantes

O desenvolvedor front-end Jean Lucas de Carvalho, criou um ótimo guia para você iniciar seus estudos no mundo da programação Front-End.

O Material está muito organizado, e muito completo.

Clique Aqui e acesse o Guia do Front-End Iniciante

Concluindo…

Agora você já sabe diferenciar um programador back-end de um front-end. E também já sabe o que deve procurar aprender para ser um desenvolvedor front-end, deixarei algumas dicas adicionais.

Estude bastante, se atualize constantemente, contribua com a comunidade, treine, faça sites, aplicativos. Pergunte o que as pessoas querem que você faça por elas, se importe com as pessoas, porque são elas que compram o seu trabalho.

Tem alguma dúvida, ou contribuição para fazer? Deixe seu comentário abaixo, participe do Aprendiz Web, precisamos do seu comentário e feedback.

Compartilhe esse artigo com seus amigos, quanto mais programadores melhor. :D

 

Fonte: http://aprendizweb.com.br/front-end-e-back-end/

Facebook Comments