A Diferença entre Meta, Objetivo e Propósito

Ricardo Moriyama
Ricardo Moriyama

Business Development | Online Media

Muitas vezes evitamos a reflexão profunda sobre nossos objetivos pois gostamos de acreditar que sabemos improvisar e que na vida temos que saber nadar conforme a maré. Porém, essa fuga de pontuar nossas expectativas é muitas vezes um mecanismo imaturo de autodefesa em que nos esquivamos de clarear nossas ambições numa tentativa insegura de evitar a frustração. Afinal de contas, o lado bom de não ter metas é que você nunca vai precisar lidar com o fardo de não atingi-las.

#2 MONITORE-SE

Se você não sabe onde quer chegar, você nunca saberá se está indo na direção correta. Caminhar na vida sem parâmetros claros de carreira é como dirigir um carro em uma estrada sem o velocímetro e deixar a mercê de sua intuição o julgamento de estar rápido ou devagar.

#3 VERBALIZE

Seus objetivos de vida devem ser palavreados (se possível escreva-os em um documento só seu, ouse ter essa coragem). Metas “intuitivas” e pouco claras são menos eficientes.

#4 MUDE – ATUALIZE-SE

Você pode mudar seus objetivos a qualquer instante. Com o amadurecer é natural que você vislumbre novos horizontes e crie novas ambições. Sempre que isso acontecer, atualize seus objetivos de forma genuína. Metas não precisam ser imortais, mas você precisa sempre tê-las.

E como fazer para encontrar e palavrear seus objetivos de vida? Por onde começa? É uma tarefa tão complexa que dá preguiça antes mesmo de inicia-la, mas antes de desanimar vamos rever os conceitos chave dessa reflexão:

PROPÓSITO

Para que serve um garfo? Um garfo serve para levar comida do prato até a nossa boca. O garfo possui o propósito de nos auxiliar durante as refeições. Tanto o garfo como qualquer objeto ou coisa inanimada possuem um propósito, existe um por que deles existirem. Propósito é relacionado a utilidade de alguém, relacionado ao que serve e a que função possui.

Todos nós temos um propósito de vida! Quanto antes você descobrir o seu e se sentir seguro com ele, mais fácil será tomar decisões e trilhar seu caminho.

OBJETIVOS

Objetivos são etapas a serem conquistadas para se chegar à finalidade maior, são relacionados a solução de problema e aproveitamento de oportunidades. Indicam “como” e “de que maneiras” que atingiremos o propósito “X”.

O propósito é algo que você sente e descobre qual é o seu, já os objetivos devem ser friamente calculados para construírem o caminho que você quer trilhar.

METAS

São etapas menores que juntas atingem um objetivo. Metas são extremamente racionais e possuem “de que maneira” podemos ou queremos atingir tal resultado. Nelas são presentes parâmetros e indicadores como datas, prazos, quantidades, intensidade etc

Quando você tem claro qual é seu propósito de vida, você começa a traçar objetivos que se conectam e se alinham te levando numa mesma direção, fica fácil tomar decisões e então você cria metas de curto prazo precisas que contribuem efetivamente para sua evolução. Você se sente mais seguro, se torna mais produtivo e a vida ganha um sentido!

E ai? Já sabe qual é seu propósito de vida? Já escreveu suas metas e objetivos?

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/article/20141106165041-210912781-a-diferen%C3%A7a-entre-meta-objetivo-e-prop%C3%B3sito

Facebook Comments